Na última segunda-feira (22), o coletivo Colher Urbano visitou o Quilombo Enraizados. A ideia era, além de conhecer o Quilombo, saber como poderíamos trabalhar juntos em algumas colaborações.
O Colher Urbano é um coletivo formado por estudantes e professores da Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, em Nova Iguaçu. O coletivo mantém uma horta no campus, que intitulam como um espaço de experimentação de práticas agro-ecológicas e de incentivo à economia solidária.
Nós do Instituto Enraizados, no ano de 2018, em parceria com o SESC de Nova Iguaçu iniciamos uma modesta horta no Quilombo, e a partir dela inspiramos e nos conectamos com a “Horta Comunitária Raízes”, coordenada pela Dona Lúcia, na comunidade Tancredo Neves, em Nova Iguaçu; e com o Instituto EAE, no projeto “Eles Queimam, Nós Plantamos”, capitaneado pelo ambientalista Alex Vieira, com o qual colaboramos com um replantio de mudas originárias da Mata Atlântica, no ano de 2021, durante o Festival Caleidoscópio.
A pessoa responsável pela conexão entre o Enraizados e o Colher Urbano foi a Gabrielle Almeida, professora de Geografia do Curso Popular Mãe Beata de Iemanjá, estudante da UFRRJ que também faz parte do coletivo. Há meses conversamos sobre a possibilidade desse encontro acontecer, e enfim o grande dia chegou e a turma super alto astral aportou na nossa sede.
Nos apresentamos e logo começamos a pensar nas possíveis parcerias. Muitas coisas legais já estão no nosso radar, mas o que saiu de concreto desse encontro é que em outubro teremos uma oficina de horta comunitária, que será ministrada por uma das integrantes do coletivo. A oficina visará incentivar que as pessoas possam manter hortas em suas casas, mesmo que não tenham quintal,
Fiquem ligades que logo teremos mais novidades.
GALERIA