quinta-feira, 14 novembro, 2024

De galocha, aos 34

Há algumas semanas, ao fazer uma busca pela internet sobre “moda” para mulheres acima dos trinta, me deparei com uma curiosa situação: não “existe moda” para mulheres acima dos trinta!

Fiquem calmas, “coroas”, eu vou explicar. Primeiro, eu gostaria de demonstrar minha insatisfação com mais essa desigualdade relacionada aos gêneros feminino e masculino.

Meninos se vestem de igual modo dos seis primeiros meses de vida até a morte, sem problema algum. No máximo, trocam as estampas das t-shirts, que vão de temas de desenho animado até bandas de rock, voltam para os desenhos animados e terminam com números…

Calças e bermudas que variam de jeans a tactel, despreocupadamente…

Tênis e chinelos que só variam para sapato “pretinho” básico quando existe a nessecidade de uma vestimenta mais social. Claro, estou falando dos meninos de estilo básico, casual e pouco moderninhos.

A questão é: alguém aí conhece uma mulher de estilo verdadeiramente básico?! Como ser básica, minha gente?! São tantas as possibilidades, as cores, modelos e tamanhos de tudo o que a gente veste…Mulheres são de natureza exagerada, mesmo a mais casual e menos moderninha possível.

foto: Cristiane de Oliveira

Isso não é coisa pra sua idade”, diziam umas…

Na semana passada eu comprei mais um par de galochas! Oi?! Não sabe o que são galochas?! Galocha é o termo atualmente utilizado para designar qualquer tipo de calçado, mais precisamente bota, feito de borracha ou outro material impermeável e sem cadarços, para proteger da chuva ou da umidade. Comumente chamadas de botas de açougueiro, as galochas fizeram muito sucesso nos pés da meninada nas décadas de 80 e 90, principalmente nas escolas. Mamães mais cautelosas se utilizavam delas para proteger os pézinhos de suas crias nas épocas de chuva.

Tá parecendo uma paquita preta”, disseram outras…

Hoje, num momento em que cuidar dos filhotes não está na moda, as galochas caíram em desuso para meninos. Para minha alegria, embora não fosse item corriqueiro, as galochas nunca desapareceram do planeta. Mas não se engane, “parcêro”. Nem todos vão olhar para você com bom olhos, se você passar calçando galochas em dias de chuva por aí…

Você vai pra onde com isso?!”, me questionaram…

Hoje existem modelos mega descolados e cores incríveis, tanto para meninos quanto para meninas! Maaaaasssss… Parece que o barato mesmo é molhar os pés de água de chuva em ruas alagadas… E se você tiver mais de trinta anos, então… Hahahaha.

Nossa, seu estilo é bem alternativo”, resumiram todos.

Partindo daí, comecei a pensar o que seriam vestimentas apropriadas para mulheres da minha idade. Não posso usar galochas. Não posso usar All Star. Não posso abusar das cores. Não posso arriscar muito no estilo do cabelo. Não posso usar saias assim nem shorts “assados”. Não posso isso ou aquilo. Affs! O que restou?! Terninho preto básico?!

Partindo dessas críticas decidi verificar o que seria adequado aos meus trinta e quatro anos. Então vamos lá! Vou passar algumas informações que eu apurei nessa minha pesquisa:

  • Mulheres de trinta não devem usar tênis, a não ser que estejam indo pra academia. Devem usar salto, quase sempre, em suas variadas formas. Homens podem e devem, pois são confortáveis.
  • Mulheres de trinta devem optar por cores sóbrias. Por isso meninas, nada de embebedar suas roupas antes de sair de casa….
  • Mulheres de trinta devem estar atentas ao tamanho de shorts e saias para não passarem a informação errada, isto é, meninas, apurem a pauta antes de sair por aí espalhando boatos. Oh, wait
  • Mulheres de trinta devem estar atentas ao tamanho de seus cabelos: muito longos envelhecem e muito curtos passam a impressão de que querem esconder a idade. Sem comentários.
  • Mulheres de trinta não devem deixar fios de cabelos brancos à mostra. Homens, não precisam se preocupar com coloração e descoloração dos fios, pois segundo as regras, ficam charmosos de cabelos grisalhos…
  • Mulheres de trinta que se prezem devem ter corpo de menina de quinze e guarda roupas de senhoras de sessenta.
  • Mulheres de trinta que não se casaram estão encalhadas… Homens são espertos!

Claro que isso é só um resuminho básico das principais regras pra essa idade…Isso sem falar de tatuagens, piercings, esmaltes para as unhas, acessórios, gosto musical, etc. É, eu sei. Também fiquei chocada com tantos absurdos.

Nessa onda de modismos, mulheres com mais de trinta não têm estilo, têm regras. Mas se você, assim como eu, não aceita pra sua vida essa moda, que marginaliza e descrimina sem dó ou piedade o “mulheríu” desse mundão, se liga:

Moda também é questão de atitude. Por isso, não permita que te digam – principalmente os filhos – o quê e como vestir. Não se sinta obrigada a seguir padrões. Seja você mesma e seja livre nas suas escolhas.

Sobre Cristiane de Oliveira

Produtora Cultural, Head na Agência #TudoNosso, CupCake Designer na CupCake da Cris, mãe, mulher, escorpiana e absolutamente mutante nesse mundo de imperfeições.

Além disso, veja

Quanto vale o show?

Sexta feira (03/10), eu e marido embarcamos a trabalho rumo a "Terra da Garoa". Isso mesmo, a terra que, segundo as músicas, não tem amor. Embarcamos felizes e entusiasmados no Rio de Janeiro, com reservas para retorno no domingo, a tempo de irmos as Urnas cumprir nosso papel cidadão. Até aí tudo bem...

4 comentários

  1. ana carolina miranda

    Parabéns,matéria incrivel ! A sociedade é muito cruel, ás vezes é necessario “nadar contra a corrente”

  2. Gostaria de deixar a dica de uma loja que comprei a minha Galocha , sei que é muito difícil de achar uma loja física que venda Galochas , Comprei na RG , http://www.rgbolsas.com , no site deles tem o endereço da loja. Comprei uma de onça e uma de bolinha , super fofa , recomendo .Fica a dica.

  3. Olá, estou passando para deixar uma dica, comprei minha galocha no site http://www.rgbolsas.com, eles tb tem loja física no tatuapé.

Deixe um comentário