terça-feira, 21 janeiro, 2025

Dia da Rima: quinto encontro nacional de MCs e Beatmakers

O DIA DA RIMA é um evento que acontece desde 2009 no Espaço Enraizados para a celebração da “arte e da criação”, reunindo MCs e Beatmakers de todo o país para compor músicas e gravar no mesmo dia. É um dia de muita alegria, regado a cerveja e churrasco, onde a única meta é se divertir.

Confirme presença no facebook

Desde o ano de 2009 foram mais de 20 músicas criadas e com parcerias inusitadas.

Muitos MCs, de diversas partes do país já participaram, como Léo da XIII, Marcão Baixada, Petter MC, Nyl MC, JB (SP), Lindomar  3L (MG), Lupa (MG), Slow da BF, Átomo, Lisa Castro, Branca B, Sensato (BA), Nanda MC, Kadu, MC CS, 2M, Pêvirguladez, Dmaua, Wilson Nenem (SC), Deco Repista, Ualax MC, Mark MC e DMA, idealizador do evento.

QUANDO TUDO COMEÇOU

Tudo começou no ano de 2009, quando DMA (Dudu de Morro Agudo) se reuniu com os rappers Wilson Nenem e Átomo, no dia 27 de dezembro, para beber um vinho e fazer rimas. Nesse dia surgiu a música “Brisa” e consequentemente DMA nomeou esse dia de “O DIA DA RIMA”.

No ano seguinte, no mesmo dia 27 de dezembro, DMA se reuniu com Wilson Nenem, Átomo, Léo da XIII e Petter MC, o intuito era o mesmo, conversar, beber, se divertir e criar umas rimas. Nesse ano surgiu o coletivo Clube dos Cinco e dezenas de músicas foram criadas.

Em 2011 a parada cresceu, vieram dezenas de MCs, de diversas partes do Rio de Janeiro, inclusive de outros estados, como foi o caso do rapper Lupa, de Minas Gerais. Resultado? Churrasco regado a cerveja e muita rima.

Em 2012, o DIA DA RIMA se consolidou tradição no Movimento Enraizados, com um evento que reuniu ao todo mais de 100 pessoas, parte durante a gravação e parte durante os shows.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/3271012″ params=”color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

SAIBA MAIS
Dia da Rima
27 de dezembro de 2013
A partir das 12 horas
Infos: (21)2768-2207 e (21)7854-8438
Entrada Gratuita mediante inscrição: 
https://docs.google.com/forms/d/116lVSHc14ulWoldqujERcj2bRpS8uV-8La097alGpJg/viewform

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

Raízes e Folhas: Cultivando Saberes no Quilombo – Boyra Habanero

Olá meus leitores e leitoras, recentemente, plantei uma série de pimenteiras da espécie Boyra Habanero …

Deixe um comentário