domingo, 22 dezembro, 2024

Liderança do Enraizados SP agredido pela PM

Ontem (08), antes de dormir, twittei a seguinte frase: “- Hoje começa um novo ciclo. Aos amigos digo: – Cês tão bem; e aos inimigos: – Cês tão fudidos!”.
Logo pela manhã cheguei ao Espaço Enraizados, para trabalhar, e na minha cabeça só vinha a palavra GUERRA!!!
Então fui para o twitter e lancei as seguintes frases:
” – A arte da guerra consiste em vencer o inimigo sem combater.”, do Sun-Tzu;
e a frase ” – As batalhas são ganhas ou perdidas por generais e não por oficiais e soldados”, de Ferdinand Foch.

Então comecei a ler meus email e surpreendente recebi a mensagem abaixo, vinda do Enraizados SP:

Guerra é guerra.
Durante a contagem regressiva para a Caminhada da Paz – que será no dia 27/05 – a polícia mostra, ainda uma vez, quem é e a que veio. Na última sexta-feira, 06/05, Maciel Mota de Almeida, de 35 anos, uma importante liderança comunitária da região do Parque Bristol e arredores, foi pública e brutalmente agredido por policiais da Força Tática.

Terno, como é conhecido, acompanhava a ação dos PMs que punham fim em um baile funk que vinha, literalmente, “tirando o sono” dos moradores da Rua Jorge Morais, Parque Bristol, Zona Sul de São Paulo. Ironicamente, a vítima havia acabado de postar em seu blog (http://futebolrapesamba.blogspot.com) um elogio à ação dos soldados quando, em uma abordagem surpreendente e truculenta, foi agredido a socos e revidou. Sua reação causou grande tumulto, pois a população – vendo o ato de covardia – teria entrado na briga.

O episódio gerou uma denúnica na corregedoria, para os soldados, e um boletim de ocorrência por desacato à autoridade, para Terno. Veja, na íntegra, seu depoimento:
http://malocapraquetequero.blogspot.com/2011/05/desacatar-ou-desabafar-autoridades.html

Pra quem não tá ligado(a), o Terno é uma das lideranças do Enraizados SP, uma pessoa tranquila, consciente e justa. Que desenvolve um projeto muito importante com as crianças e jovens do Parque Bristol, em São Paulo.
Fiquei perplexo com o acontecido e sei que é a hora de fazer alguma coisa, não preciso ir para as ruas dar porrada na polícia, mas posso agir de forma inteligente e articulada, com outros Enraizados do Brasil, para que essas pessoas sejam punidas. Não preciso ir na jugular do Soldado, pois a culpa é do General.

Nosso papel agora é usar de nossa influência para fazer com que essas mensagens cheguem a todos os meios de comunicação e autoridades possíveis, para que os culpados por essa covardia não saiam mais uma vez impunes e ainda fiquem coagindo pessoas inocentes, lembrem-se, se os soldados fazem isso é porque os generais permitem.

É a nossa hora de mostrar, de forma inteligente, que somos unidos de todas as formas e também independente delas, é hora de somarmos nossas forças.

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

Raízes e Folhas: Cultivando Saberes no Quilombo – Boyra Habanero

Olá meus leitores e leitoras, recentemente, plantei uma série de pimenteiras da espécie Boyra Habanero …

4 comentários

  1. Graças a Deus hoje conseguimos Lapidar o eLo da corrente que foi formado por pessoas que fazem parte de um só caminho. É triste saber que ainda hoje o sistema apLica a força bruta em quaLquer situação.
    A forma como tratam o SER HUMANO, seja eLe quem for… favorecido ou desfavorecido gera revoLta!

    SOU A FAVOR DA DIVULGAÇÃO DO OCORRIDO PARA QUE A SOCIEDADE SE CONSCIENTIZE QUE EXISTE O MAL, o maL que gera desgosto e raiva e que consequentemente GERA A GUERRA!

    o Livro de caco barceLLos ROTA 66 – iLustra a impunidade.
    assim como BAR BODEGA: Um Crime de Imprensa, dentre outros!

    não existem vitimas. nós somos HOJE donos E guerriLheiros dos nossos DIREITOS. . . E vamos em busca deLes seja aonde eLes estiverem a nosso favor… de forma saudáveL’

    de iguaL para iguaL’

    mas é cLaro dessa vez não haverá ninguém para nos caLar, não existirá nada para interferir nosso crescimento, evoLução e busca do conhecimento. ESTÃO TODOS MAIS FORTES E SEM PACIÊNCIA’

    santa paz’

    Parque Bristol, FUNDÃO, reaL parque, espraiada, viLa santa catarina… Zona suL’ zona Leste’ zona Oeste & NORTE!

  2. Sinistro…. Cada vez mais os bonecos de fardas fazem merda. Tem razão, mano, ao falar que a culpa vem do general e não do soldado. Tem que atingir neguim lá em cima!

    Rapaziada! Vamos divulgar essa parada a fim desses malucos não ficarem impunes!!!

    PAZ!!!

    @PetterMC

  3. O Terno é uma pessoa importante pra sua comunidade……….JUSTIÇA SEJA FEITA.

  4. Valeu Familia Enraizados por fortalecer o Grito Por Justiça.
    Sempre colaborei, e respeitei as Policias Militar, Civil, Federal, GCM etc.

    Porem não posso aceitar agressão de nenhuma delas quieto.
    O medo de uns, faz com que o outro fique valente.

    Daqui uns dias estarei frente a frente com os agressores no Forum do Jabaquara.
    E que seja feita a justiça.

    Enraizados SP

Deixe um comentário