terça-feira, 21 janeiro, 2025

Morro Agudo se prepara para receber a sexta edição do Festival Caleidoscópio

Shows de rap, sarau de poesias, workshop de produção musical, biblioteca coletiva, painel de graffiti, feira criativa, curso de produção cultural, torneio de futebol, sessão de cinema…

Tudo isso vai estar conectado na sexta edição do maior festival colaborativo do Rio de Janeiro, o Caleidoscópio, que acontecerá na Praça de Morro Agudo, no dia 03 de junho.

O Caleidoscópio é um festival temático que mescla arte e ativismo e surgiu como resposta ao aumento da violência na Baixada Fluminense.

Turma do CPPEC de 2017

Contando com mais de 100 voluntários e produzido coletivamente por cerca de 30 jovens participantes do CPPEC – o curso de produção cultural do Instituto Enraizados, criado especificamente para produzir o festival, e que agora é um curso de extensão da UFRRJ o festival reúne em um só dia centenas de artistas e produtores, de diferentes manifestações e territórios, para a prática de atividades culturais com o intuito de cambiar arte e experiências, valorizando a cultura da região e consequentemente seus artistas, atraindo a juventude e chamando a atenção das autoridades.

(+) 30 produtores
(+) 100 voluntários
(+) 200 artistas
(+) 1000 pessoas

“Do mesmo lugar onde nasce a violência, também nascem a paz e a bondade, e o nosso evento serve para mostrar esse outro lado, o lado da solidariedade, do respeito e da valorização do ser humano”, diz Dudu de Morro Agudo, idealizador e produtor do festival.

Nomes como DJ Raffa – de Brasília, Slow da BF, Walli Indigesto, Lisa Castro, Dante e DJ Marcelinho MG fazem parte da extensa programação e serão homenageados pela contribuição que deram ao hip hop na última década, pavimentando a estrada para essa nova geração de talentosos artistas. O line up, que ainda está em construção, conta com Marcão Baixada e DJ MoonJay.

O Caleidoscópio acontece no dia 03 de junho, mas desde o início do mês de maio estão acontecendo ações da ‘Agenda Caleidoscópio’, que são  micro-eventos esportivos e culturais que servem de ‘esquenta’ para o festival, como consta na relação abaixo:

AGENDA CALEIDOSCÓPIO Evento

06 de maio à 10 de junho – CPPEC (Curso prático de produção de eventos culturais), na UFRRJ, em Nova Iguaçu
18 de maio – Cine Tela Preta, no Ponto Cine, em Guadalupe, no Rio de Janeiro
26 de maio – Torneio de Futebol Caleidoloucos, no Morro Agudo Futebol Clube
27 de maio – Painel de graffiti GVV6, em Morro Agudo

Tudo isso, para no dia 03 de junho, um sábado, cerca de mil pessoas se encontrarem na Praça de Morro Agudo, em dois horários distintos. Na parte da manhã serão realizadas atividades focadas no público do próprio bairro, como o Caleidokids que é voltado para crianças de até dez anos e a Feira Criativa que é um encontro de brexós da região.

Próxima Próxima
Geral curtindo e pirando com a batalha de MC
 
Dante, um dos principais e mais importantes grafiteiros da Baixada Fluminense
Dante, um dos principais e mais importantes grafiteiros da Baixada Fluminense
Isso é um caleidoscópio.
Isso é um caleidoscópio.
Nosso público é diverso, mas a juventude tá de ponta a ponta.
Nosso público é diverso, mas a juventude tá de ponta a ponta.
Próxima Próxima

Na parte da tarde, a partir das 16 horas, acontecerão os shows, sarau de poesias, discotecagem com diversos DJs e a já tradicional Batalha de MCs.

“A nossa programação é um organismo vivo, está em constante mutação porque nós somos uma rede de cultura, quanto mais gente fazendo parte, melhor”, completa Dudu.

“O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.”

SERVIÇO

Festival Caleidoscópio
Dia 03 de junho de 2017
Ás 16 horas
Praça de Morro Agudo (Próximo a estação de trem de Comendador Soares), Nova Iguaçu, RJ
Evento no facebook: https://web.facebook.com/events/1206197042836101
Informações: (21)4123-0102 e (21)9.6563-0554 WhatsApp

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Deixe um comentário