quinta-feira, 26 dezembro, 2024

Pretérito

Geralmente começamos a nos conscientizar a respeito de nossa raça através dos livros. Que mal há nisso? Nenhum! Muito pelo contrário. Queria eu que tivéssemos mais interesse e acesso a nossa história.

Porem há uma ressalva, apesar de estudarmos a fundo a vida dos grandes líderes e revolucionários, somos quase que totalmente ignorantes quando se trata da história de nossos pais e avós.

Minha mãe, por exemplo: Mulher, preta, nordestina, solteira e com baixa escolaridade. Criou três filhos tendo de arcar com aluguel e todos os demais itens básicos para a nossa subsistência. Certamente ela sofreu muito preconceito e descriminação, mas conseguiu passar pelo pior sem ter que apelar para nenhum “ato indigno”.

Qual valor damos a essas histórias? Quando a contamos? Quando nos influenciamos por elas?

Os feitos de Zumbi dos Palmares são indiscutivelmente relevantes, mas temos histórias tão relevantes quanto essas, levando em conta o contexto da época que elas se deram, e para acessá-las, não precisamos comprar livros, ingressos e nem assistir palestras, precisamos apenas olhar para trás.

Sobre Átomo

Além disso, veja

Autodestruição

De um lado, cento e trinta e seis policiais mortos em 2017. Do outro, é …

Deixe um comentário