O #RapLAB é um verdadeiro canivete suíço quando se trata de ferramenta educacional, pois segundo o criador da metodologia, o rapper Dudu de Morro Agudo, existem infinitas formas de se realizar o workshop de rap.
No último sábado, dia 21 de maio, estiveram Dudu de Morro Agudo e Marcão Baixada, no CIEP 032 – Cora Coralina, Duque de Caxias (RJ) – para realizar mais um workshop com os alunos do projeto Pra Rua, a convite da professora Mariana Paixão.
O que eles não esperavam era encontrar uma turma de 20 jovens altamente politizados. Já no início do workshop, para definir o tema, cerca de 10 temos diferentes foram sugeridos, dentre eles homofobia, xenofobia, racismo, machismo, entre outros, mas o que levou a melhor foi o tema “educação”.
Contudo os jovens estavam realmente dispostos a realizar um grande e profundo debate a respeito da educação, em toda sua complexidade. A pergunta inicial foi: – De quem é a responsabilidade de educar, dos pais ou professores?
O debate ficou quente e bastante participativo e também abordou temas paralelos como “respeito a diferença, drogas, política, etc…” .
Após cerca de uma hora e meia de conversa, uma música foi composta coletivamente e gravada. Em breve o áudio estará disponível aqui para download. Veja abaixo a letra.
É PRA TER O RESPEITO
deixar de ser homofóbico, com esse preconceito
porque o presente faz o futuro
e com a educação a gente quebra o muro
dessa humanidade de hipocrisia
a realidade do sistema é uma fantasia
em um mundo específico a sociedade vira um sistema
você vira um alienado e se torna um problema
Indo em direção a união
criando nova forma de educação
o rap de verdade vem do coração
liberdade de expressão.
Você, decida ou não!!!
*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***
Música composta durante o workshop #RapLAB que aconteceu no último sábado (22 de maio), no Ciep Brizolão 032 Cora Coralina.
SAIBA MAIS
Site: www.enraizados.org.br/raplab
Facebook: www.facebook.com.br/projetoraplab