Começou no dia 12 e vai até o dia 16 de Agosto o “Red Bull Soundground” que é um festival internacional de músicos de Metrô. Ainda não tive tempo de ir lá assistir nenhum show (“mas minha filha viu, achou muito legal!”). A partir disso eu fiquei pensando: Imagina uma coisa dessas na Super Via?
Imaginar o caos de uma estação de trem (não muito diferente do metrô, nos dias de hoje) juntamente com um artista tocando parece um pouco inconcebível. Mas se você olhar bem, existe música todo o tempo sendo executada nos vagões! Digo isso a partir de algumas observações que uma viagem Belford Roxo-Maracanã pode mostrar. Os métodos utilizados pelos vendedores ambulantes é totalmente musical. Cada um tem a sua maneira de berrar quais produtos estão fazendo e os valores de forma melódica, contínua e fácil de lembrar.
Não preciso citar muitos exemplos, mas acho que nesse momento você deve estar lembrando de algum desses vendedores, sejam aqueles que fazem contação de história, cantam algum jingle que causa inveja em muita agência de publicidade o até mesmo aqueles que vem com alguma aparato tecnológico como microfone, luz, caixa de som e etc.
Fazendo uma pesquisa rápida pelo Youtube, os primeiros videos que apareceram foi o ilustríssimo Gordo do Trem. Se você não conhece, vale a pena conhecer no video abaixo. Mas antes, uma música que Léo Peixe fez em homenagem a esse vendedor que alegra a viagem da galera.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/132414502″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /] [vsw id=”vW3hkBQF3JI” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”] [vsw id=”Upi-feVb1qM” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”] [vsw id=”rGR2F5bG6bk” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]