Quem está no mercado cultural há algum tempo, sabe que existe um período em que há um vazio em que as atividades dão uma esfriada e as organizações fazem uma pausa para recomeçar com todo gás no ano que se inicia.
Isso é até natural pois precisamos nos reavaliar pelo período que passou e criar novas formas de atuação. Passado esse período estão surgindo novas e boas oportunidades de para inserir sua atividade em várias frentes, tanto na iniciativa privada, quanto no poder público, sem falar nos editais que logo vão aparecer.
Já pelas cidades muitos eventos estão acontecendo com um olhar adiante e que começa a desenhar como será o cenário da produções para 2015/2016, porém é preciso estar ligado porque geralmente essas oportunidades aparecem e logo não estão mais disponíveis.
Vários coletivos, iniciativas pessoais, e até mesmo quem está começando, já está se articulando e buscando formas de se manter nesse mercado que está cada vez mais interessante e diverso.
No RJ por exemplo muitos projetos de apoio a atividades culturais estão capacitando, formando e apoiando grupos em várias áreas como: Elaboração de projetos, gestão cultural, finanças, assessoria de imprensa, marketing digital.
Na internet existem vários exemplos de formação cultural e consultoria gratuita, pois com o conhecimento necessário a chance de sua iniciativa acontecer é muito maior, por mais que você ache que seu projeto/produto não é bom o suficiente, sempre vai haver um pessoal qualificado para te auxiliar, então não deixe o medo te dominar, reúna sua galera leve sua ideia para as pessoas que podem te auxiliar que as coisas vão acontecer, os ventos estão favoráveis para os próximos anos, então é só meter a mão na massa e por seu projeto para bombar.