O ano de 2023 nem começou direito e já fomos “arrebatados” do chão com um ruído ensurdecedor, com um bater de pés que mais soam como o bater dos tambores ritmados diretamente de África.
O grupo BASED IN BXD acaba de nos presentear com um novo vídeo e nele podemos ver, sentir, nos emocionar com a potência, leveza, grandiosidade, força e delicadeza das dançarines de tap, um estilo do sapateado.
O grupo que se apresentou no Sarau Poetas Compulsivos, no mês de junho de 2022, brindou a plateia com um espetáculo que deixou todes boquiabertos, principalmente quando sua diretora, a professora Rebeca Pereira, disse ser a primeira apresentação deles.
Esse estilo de dança me chamou a atenção há muitos anos atrás, através do filme O SOL DA MEIA NOITE (Gregory Hines). Eu já havia visto outras pessoas dançando, mas nunca um homem negro.
OBS: O ator Gregory Hines também atua em um filme de mesmo nome: Tap – A Dança de Duas Vidas, do ano de 1989.
Vendo o grupo BASED IN BXD, revivo memórias boas, memórias afetivas, em que vi na TV, nos anos 90, pessoas pretas fazendo arte, em condições de protagonismo, de destaque, de forma positiva, talentosas.
Somos pessoas descendentes de um povo de raiz forte e potente como um baobá.
Uma das definições que encontrei no google sobre sapateado foi: intransitivo, bater repetida e vivamente com os pés no chão; enfurecer-se. “s. de ódio”.
Me emocionei ao som do, outrora renegado, mas hoje tão popular funk, no pisar de pés firmes, no requebrar do swingado, em cada sorriso debochado. Ainda soam em meus ouvidos o som dos sapatos nos tablados.
E cada vez que meus sentidos se encontram, audição, visão e as batidas do coração, meu corpo se arrepia, meus olhos se marejam. Que sentimento bom.
Que os pés desses jovens continuem batendo repetida e vivamente enfurecidos contra toda e qualquer discriminação e desigualdade.
E muito obrigada por fazer de nosso início de ano um bailar de sensações agradáveis.
SERVIÇO:
Fotografias: Imperatriz (https://www.instagram.com/akaimperatriz)
BASED IN BXD: (https://www.instagram.com/basedinbxd)
Lisa Castro (https://www.instagram.com/lisacastromc)
que matéria linda, lisa! fico feliz demais com todo esse carinho❤️
Parabéns pelo texto Lisa. Mês que vem quero ler outro.
Parabéns galera do BASED IN BXD, cês são brabes!!!