Quase dez anos após a chacina da Baixada Fluminense e no meio de um furacão de notícias assombrosas sobre violência na região, a Casa Fluminense e o Fórum Grita Baixada planejam a criação de um Curso de Segurança Pública e Cidadã com foco na região da Baixada Fluminense, que é composta de 13 municípios, mas para tal precisam da sua/nossa colaboração.
Essa é uma ótima oportunidade para virarmos os holofotes para a nossa região e chamarmos a atenção para um dos problemas mais graves do nosso estado: as altíssimas taxas de homicídio nos municípios da Baixada Fluminense.
Como pensar políticas de segurança pública que levem em consideração a realidade vivida pelo moradores da Baixada? Como agregar dados, informações e pesquisas que emponderem lideranças locais e estimulem a elaboração e reivindicação de soluções específicas para esses territórios? A ideia é iniciar um processo de formação e articulação de organizações locais, lideranças sociais e moradores da Baixada para fomentar a participação popular na discussão sobre as prioridades de segurança na região.
Como acontecerá?
Serão sete encontros entre março e abril de 2015, aos sábados, das 9h às 13h, no Centro de Formação de Líderes, em Nova Iguaçu. O curso é gratuito e serão abertas 40 vagas. Inscrições prévias serão requisito para a participação, mas também será possível assistir às aulas como ouvinte. Os convidados serão confirmados durante a campanha no Benfeitoria e os temas selecionados estão abaixo:
1 – Desenho Institucional da Segurança Pública no Brasil. Renato Lima – Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP);
2 – Políticas de Segurança Pública no Estado do RJ. Silvia Ramos – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC);
3 – Crimes e Violência na Baixada. José Claudio Souza Alves – Professor de Ciências Sociais UFRRJ / Fórum Grita Baixada;
4 – Violência contra a Juventude Negra. Raquel Willadino – Observatório de Favelas;
5 – Mecanismos de Justiça;
6 – PEC 51 – caminhos para a Desmilitarização;
7 – 10 anos da chacina da Baixada. O que mudou? Caminhos para a Segurança Pública e Cidadã na Baixada.
Como ajudar?
Ajude com qualquer valor através da plataforma Benfeitoria: http://bit.ly/1FPCPMF, pois precisamos de sua colaboração pra fazer esse movimento acontecer!