quinta-feira, 7 novembro, 2024

Desenrolos da Juventude Negra de Favela

A data histórica do 13 de Maio não será apenas lembrada como Libertação dos Escravos e sim no ano de 2015, como o marco inicial da primeira edição do Desenrolos da Juventude Negra de Favela, que é um ciclo de encontros de jovens de várias favelas da Cidade, que juntos poderão trocar ideias, experiências e se expressar através de varias linguagens artísticas a realidade de seu cotidiano em torno do tema principal em questão O Genocídio da Juventude Negra.

A iniciativa é do Instituto Pérola Negra, organização atua na defesa dos Direitos Humanos dos afrodescendentes prioritariamente das mulheres de Favela com o apoio institucional da Secretaria de Gênero Raça e Etnia da Federação de Associações de Favelas do Rio de Janeiro – FAFERJ, que se relaciona com aproximadamente 1800 favelas em todo Estado e a produção fica a cargo da Awre Produções Culturais, produtora criada por jovens negros voltado ao empreendedorismo social.

O evento será realizado na sede da FAFERJ na Praça da Republica, 24 Centro do Rio, das 19:00 às 22:00 as intervenções artísticas são do Movimento 2.0.5 com espetáculo de Dança de Rua “O Despertar do Gigante”, Roda de Breaking com GBCR – Gang de Break Consciente da Rocinha, exibição de vídeo do coletivo Ambulante Cultural e Joyce Oliveira fazendo graffiti.

20150429-desenrolo

Os provocadores da Roda de troca de ideia que vão aquecer os “desenrolos” são:

Mv Hemp do coletivo Ambulante Cultural;
 Thula Pires Prof. de Direito da PUC – RJ;
Dudu de Morro Agudo do Enraizados;
Wellington do Coletivo Favela Não Se Cala;
Luiz Xavier do CBZO Crew;
Caroline Amanda do Coletivo Carolina de Jesus;
Luck da Zulu Nation Brasil e GBCR;
Leo do Coletivo Ocupa Alemão;
Combatentte Xavier da Awre Produções, Instituto Pérola Negra e colaboradora da ANF.

Desenrolos de Juventude de Favelas tem o apoio da UNEGRO e parceria da ANF e Zulu Nation Brasil.

Serviço:
Instituto Pérola Negra, Secretaria de Gênero, Raça e Etnia da FAFERJ e Awre Produções Culturais.
(21) 3049-4697/99372-6162/96442-4310
perolanegra.instituto@gmail.com
Entrada Gratuita!
Local: FAFERJ – Praça da Republica, 24 Centro (próximo ao Campo de Santana).
Horário: 19:00 às 22:00.

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário