Em entrevista concedida ontem ao jornal americano The New York Times, a nossa Presidente da República disse que “não teve dilemas” ao torcer pelo tricampeonato da seleção brasileira, enquanto estava presa.
A minha coluna de hoje será curtíssima, mas não menos “bombástica”. Não queria ser tão chato e parcial, mas preciso deixar clara a minha indignação em relação às declarações – cômicas para não dizer trágicas – da nossa presidente Dilma Rousseff.
Ao meu entendimento, ela pretende me convencer a torcer pela seleção brasileira apenas pelo fato de que, em 1970, ela era presa política durante a Copa do Mundo (México), e que os presos políticos dividiam-se entre os que não queriam torcer pela seleção brasileira – para não apoiar a ditadura – e os que não tiveram dilemas, como diz Dilma ao jornalista Simon Romero, na entrevista. Na ocasião, o Brasil se consagrou como a primeira seleção de futebol a conquistar o tricampeonato mundial.
E o que isso me importa? Hello, Ms. President, estamos em 2014, ora! Ninguém é preso político de qualquer ditadura no país. Nem acredito que quem torcer pela seleção esteja torcendo pelo seu governo, muito menos que quem torça contra, esteja torcendo contra o seu governo.
Eu quero mais é que a seleção brasileira se lasque em campo! Estou correndo atrás de uma grande bandeira da Argentina para pendurar na laje da minha casa. No momento, não tenho motivos para me orgulhar em ser brasileiro, muito menos patriota torcedor da Copa do Mundo. Se bem que… Eu não gosto de futebol mesmo! Só as Copas me faziam parar para assistir a um jogo, o que não acontecerá este ano. Pode apostar.
Vou torcer contra a Copa, sim! Com todas as minhas forças. E isso não significa torcer contra o Brasil. Enfim. Segue o link para a entrevista da presidente Dilma Rousseff ao jornal The New York Times. Está em inglês, mas se você usa o navegador Chrome, mobile ou PC, há a opção de traduzir a página inteira para português.
Brazilian President Rejects Criticism Over World Cup
http://www.nytimes.com/2014/06/04/world/americas/brazilian-president-hits-back-at-critics-in-interview.html?_r=0
Até quarta que vem!