Eles viveram a frente de seu tempo e se tornaram um dos protagonistas centrais de toda uma geração embalada pela trilha sonora do Movimento Black Rio, criando uma ponte cultural que se iniciava nos subúrbios cariocas – mobilizados por figuras ilustres como “Dom Filó” e sua equipe som “Soul Grand Prix” –, com extensão à Zona Sul, em eventos marcantes em locais memoráveis como o Canecão, em Botafogo. De um lado “Big Boy”, o primeiro DJ-locutor de linguagem ousada e influente da rádio mais popular e jovem do Rio, a Mundial AM. De outro, “Ademir Lemos”, DJ de boates da zona sul, consagrado por trazer à tona as últimas tendências do momento. Juntos, eles promoveram a série de bailes que ficou conhecida na história como o “Baile da Pesada”…
Hoje, quase quatro décadas após os belos tempos dos “Bailes da Pesada”, a “DISCOTERJ” – primeira Associação de DJs e VJs da América do Sul, em atividade desde 1983 – vem em sua edição número 1, comemorar o seu 28º aniversário e convidar as três gerações distintas de profissionais dos toca-discos a reviver este importante momento por meio do “Troféu Baile da Pesada”, premiação que acontecerá no dia 20 de setembro, às 18h, Espaço Cultural Quintal Carioca, na Lapa.
“Partindo do princípio de que a minha maior prioridade é fazer os jovens conhecerem o começo – pois muitos nem sabem quem foi Big Boy e muito menos Ademir Lemos. É importante que os mais novos tenham contato com essa época de ouro e que, acima de tudo, aprendam a cultuar esses ícones, pois eu, como muitos colegas da minha geração, de simples espectadores, passamos para o lado deles, optando por sermos discotecários”, diz entusiasmada com a idéia a diretora-presidente da DISCOTERJ, “DJ Sandra Gal”.
Congratulando DJs que, de algum modo, se destacam dando o real valor a essa Cultura, o Prêmio Baile da Pesada tem a pretensão de prosseguir em caráter anual em sua nobre missão.
“Ao contrário do que se pensa por aí, nós não somos uma Cultura calada, restrita à cabine de uma casa noturna ou ao interior de um estúdio. Hoje, temos um nosso meio DJs-escritores, DJs-repórteres, DJs-apresentadores, DJs-empresários, DJs que dispensam seu tempo na formação de novos DJs, muitas vezes desassistidos socialmente… Portanto, homenagear um DJ com o Troféu Baile da Pesada, será reportar-se ao passado de homens como Big Boy e Ademir Lemos, que demonstraram com maestria o que é ser inovador por meio de suas admiráveis convicções”, reforça o Diretor de Comunicação e Marketing da DISCOTERJ, “DJ Claysoul”.
Nesta primeira edição os DJs Dom Filó, Amândio da Hora, Humberto, Rodrigo Torres, Português, Peixinho, Veilton Mr. Mk2, Peixinho, Memê e Marlboro estarão entre os doze agraciados, sendo o décimo segundo troféu destinado
a uma figura misteriosa que só será revelada no ato da premiação.
O “DJ Alex Hunt”! – paulistano adotado por colegas cariocas como Cientista e Marlboro –, além de também ser um dos contemplados da noite com o Troféu, fará sua participação especial na noite com o melhor da música eletrônica.
“Leandro Petersen”, DJ e filho do saudoso Big Boy, também será um dos agraciados na noite representando o legado deixado pelo pai…
“Premiar o Leandro Petersen, além de demonstrar nosso carinho e admiração a ele e ao ilustre Big Boy, é também revelar a público o que um grande profissional como o Big pôde deixar de bom para futuras gerações…”, finaliza Gal diante do papel de valorização da DISCOTERJ junto ao profissional DJ.
Seja bem-vindo novamente às jovens tardes de domingo, às tantas alegrias… Velhos tempos, belos dias!
DJ TR.
Muito boa, a iniciativa de longa data, da tb D.J. Sandra Gal..
dia 20 to ai!
nessa EU VOOOOOOOOOO …. Discoterj Prum mundo mais mixx
gostei muito da matéria.
Parabéns Sandra pelo evento, merecido!!!