DMA (Dudu de Morro Agudo) fez parte de um time formado por Pedro Strozemberg, Henrique Silveira, Silvia Ramos, Tião Santos, Chris dos Prazeres, André Rodrigues e Anabela Paiva, que ontem (03/02) entrevistou o chefe do Estado-Maior, coronel Robson Rodrigues, para o portal ForumRio.Org, no formato Roda Viva.
O Coronel Robson Rodrigues da Silva é formado em Direito pela UERJ e mestre em Antropologia pela UFF. Autor do livro “Entre a caserna e a rua: o dilema do “pato””, uma análise antropológica da identidade policial militar, a partir da Academia Dom João VI. Integrou a PM em 85, e de lá pra cá já comandou o Batalhão Choque, foi Coordenador da Coordenadoria de Análise Criminal (CAC) e Coordenador Geral de Polícia Pacificadora (CPP), ajudando a estruturar e a implantar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no estado do Rio de Janeiro.
DMA focou sua pergunta na abordagem da polícia militar, que segundo ele, se diferencia baseada em três fatores: étnico, social e territorial. Exemplificando que uma abordagem a um jovem negro da Baixada Fluminense é sempre mais truculenta do que uma abordagem a um jovem branco da zonal sul do Rio de Janeiro.
O resultado dessa entrevista será publicado em breve no portal ForumRio.Org, mas você já pode conferir outros artigos muito interessantes do portal.