sábado, 23 novembro, 2024

Documentário “Mães do Hip Hop” ganha o mundo!

Já a algum tempo a idéia de produzir um filme com a temática “Hip Hop” rondava os pensamento do rapper Dudu de Morro Agudo, mas o mesmo esperava por um tema ideal, até que um dia, no início de 2009, Numa Ciro o entrevistou para sua tese de doutorado e perguntou qual era a visão de sua mãe sobre o trabalho que ele fazia junto a cultura hip hop e ele não soube responder, foi quando se deu conta que tinha o tema ideal para dirigir o seu primeiro filme que responderia a esta questão, surge então o Mães do Hip Hop.

A equipe foi formada dentro da Rede Enraizados. Dudu de Morro Agudo acionou a “Rede” para unir pessoas como os cineastas: Bruno Thomassin, Re.Fem., Cacau Amaral, Felipe Ferreira e Dumontt, que acreditaram na idéia e juntamente com ele a tornaram realidade.

O documentário traça o perfil de cinco MCs de Morro Agudo (Léo da XIII, Átomo, Kall, Lisa e Dudu de Morro Agudo). Através da ótica de suas mães, faz uma panorâmica social do bairro e da transformação que a cultura Hip Hop fez na vida desses jovens.

Dona Giselda, mãe do rapper Léo da XIII

Mães do Hip Hop teve seu pré-lançamento em maio de 2009, durante o Projeto Don@s da Arte, depois foi exibido na Europa, em países como Holanda e França, participou de mostras e festivais de cinema como a III Mostra de Cinema Negro Brasil, África e América Latina, 2º Iguacine, Mostra Cine Rebolde, entre outras exibições em Cineclubes e atividades voltadas para a cultura Hip Hop em diversos estados do Brasil.

Atualmente o documentário Mães do Hip Hop voltou para a ilha de edição para incluir as legendas de inglês, espanhol e francês, pois a meta é que o filme viaje o mundo em festivais e mostras internacionais, como: Fespaco film festival, 15th Pusan International Film Festival, 27° Festival de Cine de Bogotá, 46th Chicago International Film Festival, Viennale – Vienna International Film Festival, 33rd Göteborg International Film Festival entre outros…

SAIBA MAIS:
Trailer Mães do Hip Hop – http://www.youtube.com/watch?v=3HMA9pLcJiA
Direção: Dudu de Morro Agudo e Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Telefones/fax: (21)2768-2207
E-mail: enraizados@gmail.com
Cia. Produtora: Movimento Enraizados

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário