Alunos do ensino médio, estudantes da primeira escola bilíngue do Brasil, o CIEP 117, que fica situado em Morro Agudo (Nova Iguaçu-RJ), conheceram o Ponto Cine, em Guadalupe, e assistiram ao documentário ‘O custo da oportunidade’, filme dirigido por Dudu de Morro Agudo e Stephanie Reist.
Esse passeio não foi por acaso, pois o filme, que trata do impacto que a expansão do ensino superior tem na Baixada Fluminense, faz parte de um projeto conjunto e multidisciplinar entre a UFRRJ e a Duke University, que juntas analisam o tema.
Cerca de 15 pessoas são entrevistadas no filme, dentre elas pais e filhos, famílias que têm histórias completamente diferentes umas das outras, mas paradoxalmente estão extremamente conectadas, o que acaba refletindo a realidade de muitas famílias da região, que não medem esforços para manter os filhos na universidade.
Para o Instituto Enraizados, é importante iniciar uma discussão com a juventude que está no ensino médio afim de aproximá-los da universidade, principalmente aproximar a juventude pobre e preta da universidade pública, e o filme acaba sendo uma ótima ferramenta.
No CIEP 117 existe um grupo de alunos chamado “Inter Brusa“, são jovens pró-ativos que assumiram um papel de liderança na escola e que acaba tendo um reflexo positivo no bairro, o que também foi o impulso necessário pra ocasionar essa multiparceria entre a escola, o Instituto Enraizados, a Duke University, a UFRRJ e o Ponto Cine.
Antes da exibição do filme, foi exibido o videoclipe da música “O aço”, que foi produzido durante o curso de audiovisual do Enraizados e após a exibição do filme houve um bate-papo com o graduando Rodrigo Monteiro, um dos personagens do filme.
SAIBA MAIS
O que? Cine Tela Preta – Exibição do filme O Custo da Oportunidade
Quando? 18 de maio, às 11 horas
Onde? Ponto Cine – Estr. do Camboatá, 2300 – Guadalupe, Rio de Janeiro – RJ