quinta-feira, 7 novembro, 2024

Favela Mundo comemora Dia Mundial do Teatro com ações na Cidade de Deus

Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram da festa

A ONG Favela Mundo há oito anos usa a arte como ferramenta de inclusão social e mediação de conflitos, e nada mais propicio do que comemorou o Dia Mundial do Teatro com uma grande festa, na Cidade de Deus, ontem, dia 27 de março. A organização fez uma aula de teatro especial, aberta a toda comunidade, apresentando a metodologia que fez a entidade receber uma chancela da ONU, Organização das Nações Unidas. 

“É um prazer enorme podermos comemorar a data porque vemos diariamente como o teatro tem melhorado as vidas de milhares de crianças e adolescentes que sofriam de síndrome do pânico, depressão ou que tinham dificuldades de socialização. Foi através do teatro que a Favela começou sua metodologia, depois ampliamos para outras manifestações artísticas como dança e musicalização, mas tudo começou com o teatro”, relembra o diretor da ONG Favela Mundo, Marcello Andriotti. 

O Projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

Fundada em setembro de 2010, a Favela Mundo passou por 11 comunidades e beneficiou mais de 5.300 crianças e jovens. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, concedido pela ONU em 2014, no World Cities Day, em Nova York, além de representar o Brasil em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

Informações:www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 ou 3349-2548.

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário