A Mostra Cultural Enraizados de Novembro recebeu a jornalista e escritora marginal Jéssica Balbino de Poços de Caldas (MG). A escritora trouxe o lançamento de seu livro “Traficando Conhecimento” ao Espaço Enraizados.
A noite dedicada a arte conseguiu reunir gente de toda a parte do Rio de Janeiro para assistir e participar do “tráfico de conhecimento e informação”, que embora protagonizado por Jéssica Balbino, naquele momento cada um presente foi um ator principal em suas cenas. Uns até correram o risco como dublês, e venceram o perigo da timidez, dominando o microfone e recitando poesias durante o Sarau Enraizados, mesmo não sendo todos poetas assumidos.
Os Enraizadinhos, o Pontão de Cultura Preto Ghóez Juventude Digital e a Banca de freestyle abriram passagem para Jéssica Balbino subir ao palco e falar sobre sua experiência enquanto escritora, jornalista e articuladora do movimento Hip Hop. Jéssica também respondeu a perguntas e esclareceu dúvidas do público.
Enquanto alguns recitavam poesias ao microfone, Jéssica Balbino escrevia sua dedicatória e autografava vários exemplares adquiridos pelo público. Com o objetivo que todos tiveseem acesso ao livro, uma negociação da produção do Enraizados junto a editora Aeroplano trouxe um desconto de 75% e os exemplares que custam R$40,00 foram vendidos esxlusivamente no Enraizados e naquele momento por apenas R$10,00.
O encerramento ficou por conta da Banca de Freestyle que promoveu uma pequena batalha do conhecimento entre os manos e minas. E assim foi o encontro da arte e o conhecimento.
Já que o conhecimento é negado de forma legal ao nosso povo, este o está traficando demasiadamente por becos, ruas e vielas da periferia.
Este dia foi um dia muito especial para mim e para o Espaço Enraizados, pois receber uma pessoa da importância da Jéssica Balbino não é para qualquer um.
Fiquei feliz dessa guerreira trazer um pouco da luz que a acompanha e compartilhar conosco.
As crianças adoraram, os tiozinhos adoraram e os cachorros loucos também.
Valeu Jéssica!!! Vida eterna a você guerreira.
Uma experiência muito gratificante e que permanecerá na memória. Obrigado pela presença e pelo tráfico de conhecimento, Jéssica!
Realmente foi uma honra ter a Jéssica Balbino junto… Obrigada pelo trabalho, as correrias, a garra, as noites perdidas de sono, pelas lágrimas, os sorrisos, as ações… Obrigada por continuar com a caminhada pelo o Hip Hop em Poços de Caldas, em MG e no Brasil!!!
Tamos juntas querida a sua luta é a nossa também!!!
Salve Família Enraizados!!!
Da hora, sou fã da Jessica Balbino, guerreira…………..