Edson Luz, mais conhecido como Azagaia, é um artista do Hip-Hop de Moçambique.
Militante ativo, seu primeiro álbum “Babalaze”, lançado em 2007, causou um pequeno desconforto à algumas pessoas, devido às suas críticas ao Estado que levantaram diversas polêmicas. Inclusive foi chamado para ser interrogado sob a acusação de que suas músicas incitavam a violência, devido ao seu conteúdo lírico.
A revista Rolling Stone o chamou de “Herói do Povo” na época; e à mesma medida que possui vários fãs e é respeitado por parte da população, ele é boicotado e censurado por outra parte dela.
Em 2013, lançou “Cubaliwa”, seu segundo álbum, que foi bem recebido e aclamado pela crítica, atingindo a marca de 3000 cópias vendidas; em um país onde os artistas vendem no máximo 1000 cópias. Os principais hits deste álbum são “ABC do Preconceito” e “Homem Bomba”.
Em Junho de 2014, Azagaia sofreu convulsões epilépticas, que o levaram à fazer exames médicos, onde foi detectado um tumor cerebral no lobo temporal esquerdo, mais ou menos do tamanho de uma bola de golfe.
O MC consultou 4 médicos diferentes que o indicaram a fazer a cirurgia de remoção; e também foi alertado que tem pela frente aproximadamente 2 anos de vida, caso o tumor não seja removido.
Sendo tamanha a urgência, ele foi orientado a ser operado na Índia, devido as altas taxas de sucesso e sua política de rápida internação e atendimento. Porém, as desposas para viagem, a operação, além do pré e pós operatório atingem um valor muito alto, que levou Azagaia a fazer um crowdfunding que tem a meta de arrecadar 25.000 dólares.
Assista o vídeo onde Azagaia fala sobre seu tumor e convoca toda a comunidade do Hip-Hop para colaborar com essa realização.
https://youtu.be/oTW4jiNJQFs
Caso esteja interessado em fazer uma doação, acesse o site: http://www.indiegogo.com/projects/azagaia-brain-tumor-operation-fund