“Nos Tempos da São Bento” trata-se de um vídeo documentário de Guilherme Botelho, rodado entre 2007 e 2010, em São Paulo. Foram recolhidos depoimentos de personalidades que ocuparam o espaço central da Estação São Bento do metrô, localizada no centro da cidade de São Paulo. O local foi, durante dezesseis anos, o principal ponto de encontro da juventude que se reunia todos os sábados para promover a cultura hip hop, uma das maiores expressões culturais do mundo.
Através dos elementos Break Dance, Graffiti e o Rap, jovens de diversas partes da cidade de São Paulo e regiões de todo o Brasil, sociabilizavam, trocavam experiências e confeccionavam uma grande teia de comunicação, hoje disseminada em diferentes meios.
Seu conteúdo apresenta parte da memória individual que auxilia na compreensão da memória coletiva, também histórico social. O resgate dessa memória traz conflito com o ato do esquecimento. Ademais, trata-se de uma história oral com estrutura literária e tratamento de imagens convidativo que, leva o espectador a pensar um marco histórico plural através do conflito com o esquecimento.
Mais informações:
www.temposdasaobento.blogspot.com
É um documentário, que merece ser visto por todos adeptos, praticantes e militantes da cultura hip-hop… E saberem como a cultura surgiu no Brasil. Parabéns pela matéria Petter