Na noite do dia 11 de janeiro, Juarez Barroso Ferreira, o novo secretário de cultura da cidade de Nova Iguaçu, se reuniu com artistas do bairro Morro Agudo.
Edu Miranda, sambista, foi o responsável pela mobilização dos artistas para o encontro, que tinha como principal objetivo conhecer o novo secretário e suas propostas para a cultura da região, além de expor as demandas culturais dos artistas do bairro.
O secretário chegou na praça, local marcado para o encontro, por volta das 18:20, junto com sua equipe, formada por Geraldo Bastos, Jean e Janaina Tavares. Aos poucos os artistas foram chegando, dentre eles Décio do Cavaco, Paulô, Clarisse Morales, Chico Reys, Arcanjo, Dudu de Morro Agudo, Geraldo Magela, Luisinho do Som e Enéas Gomes.
Em uma apresentação de cerca de 25 minutos Juarez Barroso Ferreira contou sua trajetória política e cultural e sua relação com a cidade, logo após os artistas tiveram entre 05 e 10 minutos para se apresentarem, assim como suas demandas.
Chico Reys, Décio do Cavaco e Enéas Gomes defenderam a criação de uma Orquestra Sinfônica Municipal, enquanto Dudu de Morro Agudo propôs uma reforma na praça de Morro Agudo, a partir de uma conversa com a população local, afim de torná-la um equipamento cultural que possa ser utilizado pelas diversas manifestações culturais.
O secretário de cultura se comprometeu em ajudar na criação da Orquestra Sinfônica Municipal e inclusive cedeu uma sala da nova secretaria de cultura – que fica no prédio onde era o gabinete do ex-prefeito, local que ele pretende utilizar como mais um equipamento cultural da cidade – para que a Orquestra possa ensaiar. Também se comprometeu com a reforma da Praça de Morro Agudo.
Contudo o secretário e sua equipe deixaram claro que a secretaria não dispõe de recursos financeiros, e pediram apoio para ocupação e reforma da Praça Santos Dumontt, no Centro de Nova Iguaçu, no dia 05 de fevereiro, e garantiu que a próxima atividade será na Praça de Morro Agudo. Segundo sua equipe, a intenção do secretário é circular em todos os bairros da cidade, conhecendo e potencializando as manifestações que já existem, pois não há cultura melhor que outra, todas merecem a mesma atenção.
Paulô, que mediou a reunião, propôs um evento multicultural na Praça de Morro Agudo, que servirá como um “marco zero” para a nova fase cultural do bairro.
Toda a reunião contou com a cobertura do Canal TV Rio.