quinta-feira, 7 novembro, 2024

O preço da folia !!

Enfim o ano de 2015 parece que finalmente vai começar, ficamos todos (ou quase) contando as horas para iniciar uma época em que o cidadão desliga o cérebro e vai simplesmente curtir e fazer tudo o que tem vontade durante o resto do ano e que não consegue fazer. Polêmicas à parte, sobre de onde vem o dinheiro que financiou a escola de samba campeã de 2015, isso já sabemos desde criancinhas que muitas dessas escolas se mantém da contravenção.

Mas como o povo quer é festa, então cria-se uma espécie de justificativa e tudo é tolerado em nome da folia, mas a questão é bem mais ampla, por exemplo: Com os recursos destinados para as festas carnavalescas (* isso só no âmbito municipal), daria para fazer eventos culturais com um alcance bem maior durante (todo o ano), vários coletivos poderiam ser incentivados, várias iniciativas poderiam ganhar um fôlego e continuar seus projetos, e apoiados só com esse recurso que é usado somente para (4 dias) de folia e que na grande maioria das vezes se torna um negócio muito lucrativo para alguns, e que a cada ano tem se mostrado com mais apetite, vide os shows com músicos conhecidos que cobram uma pequena fortuna para tocar, mas como o evento é de “graça”, a população tolera e aplaude.

Longe de mim fazer o papel do cara que só reclama, mas quem conhece a situação dos grupos e artistas da periferia, sente na pele o que estou falando, os incentivos não existem, os eventos oficiais não acontecem, tudo parece funcionar em outro ritmo quando se fala em artistas e grupos locais.

Acho que os artistas locais precisam se conscientizar e se mobilizar para ter uma voz dentro das administrações municipais, caso contrário vão sempre estar com o pires na mão esmolando um apoio que raramente chega.

Muitos artistas com um trabalho muito bom e relevante, passam por um verdadeiro calvário só para se deslocar de um local para outro, o mais irônico é que quando você tenta levar um projeto para conseguir um apoio, você escuta as mais variadas justificativas, então meu povo, tá na hora de mobilização, afinal ano que vem teremos eleições municipais, pensa nisso, abraço à todas e todos .

Sobre Samuca Azevedo

O coteúdo deste texto não reflete a opinião do Portal Enraizados ou do Instituto Enraizados, e é de inteira responsabilidade do autor. Samuel Azevedo é ator e produtor cultural, atualmente é Presidente do Instituto Enraizados.

Além disso, veja

O desafio dos trabalhadores da arte na Baixada Fluminense no pós pandemia

Após um longo processo de descaso, a Baixada Fluminense toma fôlego e tenta se reestruturar …

Deixe um comentário