Não adianta argumentos, eles são muitos e verdadeiros. O argumento da minha esposa é que a gente (eu e meu filho) enche o bolso dos jogadores de dinheiro, isso não deixa de ser verdade.
Mas só quem é “torcedor” ou “amante do futebol” pra entender. O Brasil é o país do futebol, todo moleque da periferia sonhou ser um jogador, eu sonhei, cheguei a fazer duas peneiras, uma na Portuguesa, no terrão próximo do Canindé e no Santos F.C. no Areião onde hoje é o CT Rei Pelé. Não deu pra mim, mas na várzea fiz meus gols, era um centroavante (no campo) e frente (na quadra), joguei por alguns times do Itaim Paulista como o Força Jovem (do Jd Olga – Campo) e CAMPARI (também do Jd Olga – salão). Fiz meus gols…
Diziam que eu era ruim, que era “cagada”, mas sempre rolava um gol. Hoje meu filho treina na escolinha de futebol “Meninos da Vila” no Bairro do Limão e “sonha”… ele e mais um milhão de meninos. Evandro tem 14 anos… é bom de bola, sei que sou suspeito, mais ele é bom.
Peneira até aqui ele fez uma na Portuguesa, segundo o Evandro os avaliadores mal olharam o jogo, ficaram conversando. Os pais não podiam assistir (até ai entendo, pai e mãe tem uns sem noção). Mas não olhar a PENEIRA com atenção é brincar com o sonho (quase um comércio) desses meninos, será por isso que mesmo sendo um dos times mais procurados e tradicionais em PENEIRA, acaba de cair pra Série C ? Tem a ver isso….. ou tô falando besteira. Não que vá surgir um novo DENER, mais com tanta peneira, time caindo pra C.
Porque pra mim o VALDÍVIA é MITO. Pode falar o que quiser, que é chinelinho, isso, aquilo.
Mas como explicar o efeito PALMEIRAS CAMPEÃO PAULISTA 2008 (meu filho com 8 anos), um título que pouco vale, mas foi esse campeonato e esse título que selou de vez o amor do meu filho pelo Palmeiras, imagina a chance dele torcer pra um dos três rivais, todos eles tiveram ótimas fases na infância do meu filho e ele torce pro mesmo time que eu, obrigado eternamente Valdívia.
Meu filho acompanha futebol e elogia rival (proibido isso no meu tempo), mas ele é fã do Santos de Neymar e agora Robinho, ainda mais treinando na escolinha do Santos… Elogia o Corinthians do Tite, campeão do mundo em 2012, e o São Paulo de Ganso, Kaka e Alan Kardec que ele gosta muito…….
Ele entende de futebol e separa a lógica do coração.
Eu sou do tempo que mesmo caindo as quedas, nunca falar publicamente que o rival é melhor.
Mas de boa, meu filho aprendeu comigo que “RIVAL NÃO É INIMIGO”, violência física nunca.
Levo meu filho nos jogos do Palmeiras apreensivo. Ainda tem brigas e mortes por conta do futebol, uma dia quem sabe, estádio vai ser programa família.
Até lá…
Nem vou falar hoje de futebol de várzea a fundo, deixa pra coluna da semana que vem.