sábado, 21 dezembro, 2024

Sarau Poetas Compulsivos retorna em março no Quilombo Enraizados

O Sarau Poetas Compulsivos é uma catarse coletiva, um encontro entre poetas, escritores, DJs e músicos que se incentivam,  se motivam a recitar suas poesias e mostrar sua arte. Desde a primeira edição do Sarau Poetas Compulsivos, que aconteceu no ano de 2010, a ideia era trabalhar na perspectiva de embolar o palco com a platéia, reconhecendo o público como parte do show.

De lá pra cá já foram mais de 100 edições de saraus fixos e itinerantes.

Será realizado neste mês de março a primeira edição do sarau do ano de 2020, e promete ser um dia inesquecível.

A equipe é formada por Lisa Castro e Laica, que apresentam a festa; Átomo Pseudopoeta cuida das intervenções artísticas; DJ Dorgo fica no comando das músicas; Samuca Azevedo e Dudu de Morro Agudo trabalham no suporte da produção.

Sem contar com a dezena de voluntários e voluntárias que se revezarão para receber o público e as(os) convidadas(os) Täkwilla, Thaysa e Afrodite, que vão nos brindar com suas músicas e poesias.

É importante lembrar que também haverá a inauguração de um novo espaço no Quilombo Enraizados chamado “Café com Livros”, que conta com biblioteca, galeria de artes, bebidas artesanais e um cafezinho da melhor qualidade. Além da Feira de Belchior, uma feira de brechós que acontece a cada três meses no Quilombo Enraizados e desta vez caiu no mesmo dia do sarau, engrandecendo ainda mais a festa.

Ahhhh, como poderíamos esquecer. Dudu de Morro Agudo está convidando a todas e todos para comemorar seu aniversário neste dia.

É muita coisa boa acontecendo simultaneamente e certamente você não vai querer perder essa chance de estar com as pessoas mais lindas e inteligentes do Rio de Janeiro. Então chame seus amigos e amigas para recitar suas poesias no Sarau Poetas Compulsivos.

SOBRE O SARAU POETAS COMPULSIVOS

O Sarau Poetas Compulsivos é um encontros de poetas, escritores, DJs e músicos que incentivam o público a recitar poesias pela primeira vez, é literalmente um processo valorização da arte e iniciação de novos poetas.
Desde a primeira edição do Sarau Poetas Compulsivos, que aconteceu no ano de 2010, a ideia era trabalhar na perspectiva de embolar o palco com a platéia, reconhecendo o público como parte do show.

Para tal, a programação é composta por uma série de dinâmicas, dentre elas microfone aberto (democratização da prática), Slam (competição de poesia), shows de música, distribuição de poesias, sorteio de livros e brindes entre os participantes, ou seja, para ganhar os livros o sorteado precisa recitar a poesia que recebeu.

Existem dois formatos de Sarau Poetas Compulsivos, o fixo e o itinerante.

O fixo acontece todo o primeiro sábado de cada mês no Quilombo Enraizados, em Morro Agudo, Nova Iguaçu, onde os artistas do Enraizados são os anfitriões de poetas de outras regiões.

No sarau itinerante os artistas da instituição realizam a atividade pela cidade, em escolas, empresas, associações, etc… sempre com o objetivo de interagir com o público presente, fazendo literalmente a mágica acontecer.

Em ambos os formatos a ideia é divulgar a poesia e os poetas da periferia; incentivar e revelar novos poetas; manter uma interatividade com o público; incentivar e motivar a leitura, ou seja, reunir pessoas que amam ler, produzir e recitar poesias, dando visibilidade ao gênero e encorajando novos poetas.

 

SAIBA MAIS

O que é: Sarau Poetas Compulsivos
Quando: Dia 07 de março de 2020
Que horas:
10:00 – Feira de Belchior
17:00 – Inauguração do Espaço Café com Livros
19:00 – Sarau Poetas Compulsivos

Onde: Quilombo Enraizados – rua Presidente Kennedy, 41, Morro Agudo, Nova Iguaçu.

Confirme presença no evento: https://web.facebook.com/events/504885613549992/

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário