Quando eu comecei a achar que poderia conhecer música por intermédio do meu pai – Luiz Bigode -que é DJ até hoje, eu descobri um mundo fascinante, o mundo do Eletro ou Eletrofunk, também conhecido como Bass, Funkbeat, Eletrônico, Pancadão e outros termos …
Eu, desde então ia a todos os bailes funks que tinha aqui na Baixada Fluminense e muitos na cidade do Rio.
E um deles marcou muito a minha vida, O Casino Bangu. Esse era f#&%… tinha sempre uma multidão de pessoas na porta 3 horas antes de começar o baile e a fila dava voltas no quarteirão e esse baile
conseguia isso por um único motivo, lá tocava música boa.
A atração desses bailes era o DJ, só ele e a equipe arrastavam milhares de pessoas para as noites de baile funk, que eram radicalmente diferentes dos bailes de hoje.
Dentre os milhares de discos de vinil que a galera curtia, tinha um chamado The Fly, do grupo Word Class, o grupo do Dr Dre.
Andre Young, apelido Dr. Dre, nascido no dia 18 de fevereiro de 1965, em Los Angeles, Califórnia, surgiu na cena musical no final da década de 1980, é um dos mais conhecidos dentre os produtores de rap da atualidade.
Começou sua carreira na música como DJ em um clube de Los Angeles chamado “Eve After Dark”. O responsável por esse clube, conhecido como Lonzo, contratou Dr. Dre e outro DJ do local, Yella, juntamente com o Cli-N-Tel (um amigo do colégio de Andre) para formar o grupo World Class Wreckin’ Cru.
A produção acontecia nos fundos do clube, onde havia um mini-estúdio de 4 canais, onde foram gravadas as primeiras músicas do grupo.
Eles entraram no Top 40 R&B de sucessos, na BillBoard, com o single Turn Off The Lights.
Logo, o World Class Wreckin Cru deixou de ser uma prioridade para Dr. Dre e Yella formaram um novo grupo afiliado ao selo da gravadora Ruthless Records com um jovem chamado Eazy E. Dizem que com dinheiro obtido pela venda de drogas.
O grupo N.W.A (abreviação de “Niggaz With Attitude”, que significa “Negros com Atitudes”) cujos membros são Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren, Ice Cube e o próprio Eazy E, são o mais puro fanfarrão.
Suas músicas viraram hinos das ruas (embora grupo não tenha tido apoio da mídia nem da MTV) e seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de gangsta rap: um gênero musical do hip hop com letras de hedonismo e violência.
Seus protagonistas justificavam o estilo chocante das músicas dizendo que eles apenas estavam contando como a coisa é.
O Grupo N.W.A lançou 3 álbuns (nessa ordem):
- N.W.A And The Posse;
- Straigh Outta Compton;
- Efil4Zaggin (Niggaz4Life ao contrário)
Todos produzidos pelo Dr. Dre e DJ Yella.
Durante seu tempo na Ruthless, Dr. Dre também produziu o álbum do grupo “Above The Law” e do rapper The D.O.C.
Dentro do N.W.A. houve desentendimentos entre os membros. Ice Cube havia deixado o grupo após o segundo álbum e o Dr. Dre após o terceiro, em 1991 – foi o fim do N.W.A.
Após isso, Dr. Dre fundou, juntamente com Marion Suge Knight, ou Suge Knight, o selo de gravadora Death Row Records (ou Corredor Da Morte) e o primeiro CD lançado por ela foi do próprio Dre, chamado The Chronic.
Os singles desse CD (músicas que tocavam na rádio pra promover o
álbum) foram “Fuck Wit Dre Day”, “Let Me Ride”, “Nutin But A ‘G’ Thang”
(esse, em destaque, já foi eleito o melhor single da década de 90 e é
considerado por alguns o melhor singles de rap de todos os tempos) e Lil’ Ghetto
Boy.
Depois, Dr. Dre também produziu o álbum do Snoop Dogg chamado Doggystyle, mixou o álbum do Dogg Pound e contribuiu com algumas faixas para outros artistas, inclusive o viciante single do Tupac
chamado California Love (junto de Roger Troutman).
Anos depois, começou a haver desentendimentos entre os dois fundadores.
Desntendimentos sempre né?
Dr. Dre achava que estava ganhando pouco por ser o produtor criador dos grandes sucessos que impulsionavam as vendas de discos e, descontente com a maneira como Suge Knight controlava a
Death Row, ele sai de lá declarando que “o gangsta rap estava morto”.
Por esse motivo e outros, como Tupac, um dos mais conhecidos artistas, havia morrido e Suge vai pra prisão, a Death Row decai.
Pouco tempo depois, Dre funda a Aftermath Entertainment existente até hoje. De lá vieram grandes nomes do hip hop americano como Eminem e 50 Cent.
O que seria do rap sem esse mano? Não sei.
Sei que poucos homens interferiram tanto, positivamente, no geral para o que chamamos cultura. E eu já ouvia esse cara quando ele tinha meses de carreira. Procurem o funk clássico “SuperSonic”, do grupo feminino JJFad.
Sabem quem fez?
MAIS SOBRE DR. DRE