Sei que tem tempo que não escrevo aqui, em minha coluna no Enraizados, mas vocês sabem que estou trabalhando demais né? Prova disso é a correria que estou fazendo em São Paulo, vim para participar do Onda Cidadã, onde conheci o Marcelinho Hora, fotógrafo, integrante/fundador do coletivo TrotaMundos.
Ainda em São Paulo criamos o coletivo #Contágio, para dar visibilidade Global para atividades locais. E lendo/vendo suas correrias, resolvi publicar este post, pois vi que temos muito em comum.
Antes de vir para São Paulo eu estava na Rocinha, participando de um evento, organizado pelo GBCR (Grupo de Break Consciente da Rocinha), dentro do CAPS. Cantei rap com o #ComboIO, teve graffii, três DJs e muuuuuuuuuito break. Achei lindo. Incrível mesmo, foi saber que o Marcelinho Hora tem um projeto muito foda no CAPS lá em Aracaju.
Fiquei curioso e fiz várias perguntas pra ele sobre o projeto via facebook, que me respondeu o seguinte:
O lance foi fazer a oficina de fotografia integrando usuários do CAPS, funcionários e também foi aberto pra galera da comunidade, pois o lance era integrar mesmo e usar a fotografia pra derrubar barreiras. O projeto se chama “Quem Faz a Foto?”, porque na verdade, não interessa quem fez a foto, se é A, B ou C, o que interessa é que ela ou elas foram feitas através dos conhecimentos passados na vivência de cada um e com todos juntos em saídas fotográficas, pelo bairro deles.
“Mano, o lance era fazer com que eles lançassem um olhar sobre seu próprio meio saca? Se descobrissem no próprio local onde vivem e descobrissem também o que há de belo por lá, começaram a olhar aquela comunidade de uma outra forma, entenderam que sim, é possível, você mesmo com problemas, criar algo, compartilhar com o outro, foram mais de 2 meses de experiência…Uma experiência que eu vou levar comigo pro resto da vida!”, disse Marcelinho Hora.
Entenderam qual que é da parada? Agora é assistir o vídeo e sentir com o depoimento dos participantes.
GALERIA
SAIBA MAIS:
https://www.facebook.com/marcelinhohora
http://www.soma.am/noticia/coletivo-trotamundos–quem-faz-a-foto
Grande satisfação em conhecer o Marcelinho Hora, agora o Enraizados tem casa em Aracaju e o TrataMundos tem casa no Rio de Janeiro!!!
Conexão que Contagia!!!
Boa moço. Fiquei muito feliz em conhecer o Marcelinho Hora através do seu texto. É bom saber que existem pessoas como ele fazendo a diferença no nosso mundão. Transmita, por favor, os meus parabéns a ele e a minha satisfação por saber sobre o seu trabalho. Grande abraço.
É nóix Dumontt, em breve estaremos em Aracaju fazendo um intercâmbio entre o Enraizados e o Trotamundos, tenho certeza que podemos nos ajudar muito. Inclusive foi o que eu disse para o Marcelinho, falei muito de você, e disse que logo logo estaremos aterrorizando Sergipe. Mas fica ligado que Sergipe é igual Siri. É ou não é Marcelinho?
Conexão que contagia, é isso ai!!!
Salve, Dudu, salve Dumontt, obrigado pelas palavras, são momentos como esse que fazem as coisas realmente valerem à pena! O trabalho segue, lento e firme…Afirmando o que o Dudu disse, vocês tem casa, porto seguro aqui em Aracaju!! Vamo que vamo, trabalhando, contagiando, vivendo…Grande Abraço!
P.S: Só esclarecendo, Bahiano é que é que Siri, ok? kkkkkkkkkk