Nessa época de pandemia, uma coisa é certa, precisamos salvar os humanos, e cuidar da natureza não é salvar a natureza, mas salvar os humanos, a natureza sem humanos se recuperará, se reinventará. É importante ouvir Ailton Krenak, principalmente quando ele diz que “[…] a natureza segue. O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento que entrou em crise”.
Nós do Instituto Enraizados estamos praticando a empatia, agora mais do que nunca, desde março de 2020 fomos pra linha de frente ajudar as famílias mais próximas que estavam em vulnerabilidade social, mas fomos crescendo e nossos tentáculos chegaram em diversas casas da Baixada Fluminense, distribuindo um total de mais de 10.000 cestas básicas.
Mas precisamos prosseguir e para prosseguir precisamos juntar forças com as pessoas que desejam transformar o mundo num lugar melhor, menos desigual, e foi por isso que nos unimos aos amigos ambientalistas do Instituto EAE, que nos mostraram o quanto é fundamental, pra nós humanos, preservar a natureza, e neste momento que é necessário cuidarmos uns dos outros, é simbólico cuidarmos da natureza, porque como já dissemos antes aqui, cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos, senão, citando novamente Krenak, num futuro próximo, “[…] se sobrevivermos, vamos brigar pelos pedaços de planeta que a gente não comeu, e os nossos netos ou tataranetos – ou os netos de nossos tataranetos – vão poder passear para ver como era a Terra no passado”.
“Quem Planta, Muda” é uma campanha que visa a conscientização a respeito do amor ao próximo, do amor ao planeta, pois além de ajudar no reflorestamento da Serra de Madureira, também pretendemos ajudar famílias em vulnerabilidade social. Durante o Festival Caleidoscópio (07, 08 e 09 de maio, das 10 às 17 horas) quem quiser visitar o Quilombo Enraizados e ter acesso a feira criativa, a exposição de arte, aos murais de graffiti e etc… deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Lar Dona Eunice, que cuida de crianças e adolescente nos arredores do KM34, em Nova Iguaçu. Poderão então ser tutores de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, cuidar da plantinha até o dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e então subir a serra conosco e ajudar no reflorestamento do local. ⠀
⠀
Legal né??⠀
Mas se você quiser ajudar as famílias, mas não puder ir no Quilombo e/ou nem subir a serra conosco, poderá fazer um pix na conta do Instituto Enraizados, o nosso pix é o número do CNPJ (24.174.754/0001-26).⠀
⠀
Qualquer dúvida entre em contato conosco
Telefone: (21)4123-0102
Email: enraizados@gmail.com
Whatsapp: (21)9.6566-8219