Na última sexta-feira (17), o Movimento Enraizados recebeu a poetisa Ivone Landim, que faz parte dos coletivos Pó de Poesia e Fulanas de Tal, para ministrar uma oficina de fanzine, para os jovens que participam de projetos e militantes do Movimento Enraizados.
Alguns dos alunos da Escola de Hip-Hop Enraizados Na Arte, como o MC CS e os grafiteiros Breno e Babu criaram seus próprios fanzines, sobre temas como violência, automobilismo e pintura.
Fanzine é uma abreviação de “fanatic magazine,” mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.
Podemos definir o Fanzine como uma mídia independente alternativa, de baixo custo, que visa à apresentação livre focada em um determinado tema. Os fanzines se ploriferam pelas ruas, em eventos independentes, como apresentações musicais e encontros de poesia. Atualmente, os fanzines são utilizados como meio de comunicação na cultura punk, e como forma de divulgar o trabalho de poetas e escritores.
GALERIA
Muito legal saber que a Ivone esteve no Espaço Enraizados, estamos ensaiando isso a um longo tempo. Fiquei triste porque foi um dia em que eu não estava. Mas na próxima eu estarei… COM CERTEZA!!!
Parabéns pela matéria Marcão Baixada.
A oficina de fanzine foi um sucesso. Já tem jovens esperando a próxima oficina.
Aguardem que em breve teremos outras.